sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Do Mundo Nada Se Leva


Do Mundo Nada Se Leva - You Can't Take It With You

EUA (1938)

Frank Capra

Do Mundo Nada Se Leva é um dos filmes bastante característicos do diretor Frank Capra, considerados por muitos, como um de seus melhores filmes, ao lado de A Felicidade Não Se Compra (1946).

Tony Kirby (James Stewart) é filho de Anthony Kirby (Edward Arnold), um rico empresário que pretende expandir seus negócios, comprando uma grande área no subúrbio de Nova York. O grande problema se encontra no fato de que apenas uma família se rejeita a vender a casa, que é justamente da namorada de Tony, Alice Sycamore (Jean Arthur). A partir daí, os dois precisam saber lidar com diversas situações para conseguir ficar juntos.

Do Mundo Nada Se Leva carrega uma das principais características de Frank Capra: o modo positivo de analisar a vida. Capra, que é considerado um dos cineastas mais importantes da história do cinema, leva seus filmes com uma leveza e sutileza bastante peculiares. A maioria de seus filmes tenta passar uma mensagem positiva ao público. Tentando fazer com que haja uma reflexão sobre suas prioridades, modo de ver a vida, relações etc. Quem chama atenção para isso em Do Mundo Nada Se Leva é o Vovô Martin Vanderhof: o principal opositor à venda da casa à família Kirby.

Por este filme, o diretor recebeu 5 indicações ao Oscar: nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Spring Byington), Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som, Melhor Roteiro, Melhor Filme e Melhor Direção. Mas levou 2, que são os mais cobiçados da premiação: Melhor Filme e Melhor Direção.

Com certeza, esta é uma obra prima do cinema. Um filme atual (em nenhum aspecto parecer ter 71 anos), bem trabalhado, de fácil compreensão, engraçado (uma comédia única, de um diretor que sabe como transformar as mazelas do ser humano em risadas, sem ser forçado ou piegas) e que transmite uma mensagem belíssima ao espectador, seja jovem, adulto ou idoso.

Um comentário:

Marina disse...

realmente é um filme que vale a pena ver..
blog legal, parabens