segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Dorminhoco


O Dorminhoco (The Sleeper) - 1973
Woody Allen

Woody Allen é um dos diretores mais respeitados da atualidade. E não é por acaso. Um simples comediante de stand up comedy acabou se tornando um diretor brilhante que aborda temas bastante atuais e específicos. Durante toda sua carreira foi diretor de mais de 40 filmes, entre eles dramas, inúmeras comédias, filmes de época, suspenses e outros gêneros.
Em O Dorminhoco, Woody já começa tratando de uma temática científica: Miles Monroe (Woody Allen) ficou congelado por 200 anos e acorda em73 e já tem a missão de derrubar o governo da época. Como na maioria dos filmes de Woody, seu personagem é um ser confuso, que acha que teve o maior azar do mundo; "I can't believe this!" deveria ser considerado um jargão desse diretor/ator. Junto com Diane Keaton, que foi sua parceira na ficção e realidade; e que realizaria dezenas de filmes junto com ele, é a mocinha de sua aventura.
Com certeza, O Dorminhoco, foi um filme que Woody Allen teve a oportunidade de se aperfeiçoar e perceber as mudanças que faria daí pra frente. Comparando com seus outros filmes, O Dorminhoco é uma obra fraca, algumas vezes até entediante. Vale a pena ser conferida para perceber como o diretor consegue progredir em tão pouco tempo e fazer, logo após, filmes como "A Última Noite de Bóris Grushenko" e "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa". O que deixa o filme com a sensação de "deixar a desejar" é que conseguiu ser inferior ao filme "Bananas" (1969), que mesmo com a proposta de sketchs (pequenas sequencias de piadas), acaba sendo bem mais interessante e engraçado que "O Dorminhoco".




Nenhum comentário: