quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O Pântano



O Pântano é um filme argentino de 2000, dirigido por Lucrecia Martel, vencedora do prêmio Alfred Bauer, no Festival de Berlim, para diretores estreantes.

Mecha e Tali (Graciela Borges e Mercedes Morán, respectivamente), são primas que se encontram em situações bem diferentes. Mecha tem um marido ausente e filhos adolescentes, enquanto Tali tem um marido mais presente e filhos pequenos. Com alguns acidentes e incidentes, começam a se aproximar de novo.

Quando se tem um filme em espanhol, é comum persarmos em alguns aspectos tradicionais, principalmente aqueles usados por Almodóvar ( rica trilha sonora, homossexualismo e violência), mas O Pântano é um diferencial nesse aspecto. O filme mais se parece com uma filmagem despreocupada do cotidiano das duas famílias, quando estão juntas ou separadas.

As relações dos personagens são bem subjetivas, como a relação quase de incesto entre os filhos de Mecha. A atmosfera do filme não é alegre, e em nenhum momento a diretora parecer querer que a alegria tome conta do filme. Como disse, é realmente uma relação de família que se aproxima bastante da realidade.

Nenhum comentário: