Pacto de Sangue (Double Indemnity) - 1944
Billy Wilder
Billy Wilder é um diretor de muitas faces. Contribuiu para o cinema com comédias, suspenses, dramas, filmes noir etc. Muito versátil e aclamado por vários filmes, de diferentes gêneros. Formado em jornalismo, trabalhava para um grande jornal de Berlim quando começou a carreira como roteirista em 1929. Mudou-se para os Estados Unidos e lá recebeu ajuda de Peter Lorre para entrar de vez no mundo do cinema. Desde então muitos dos seus filmes se tornaram clássicos, como: Quando Mais Quente Melhor, Crepúsculo dos Deuses, Pacto de Sangue, Se Meu Apartamento Falasse etc.
Pacto de Sangue é um de seus mais aclamados filmes, tanto pela crítica, como pelo público. Chega até mesmo a ser considerado como o melhor filme noir de todos os tempos. Recebeu 7 indicações ao Oscar, incluindo melhor filme.
Walter Neff e Phyllis Dietrichson se envolvem durante uma visita de trabalho feita por ele, para renovar uma apólice de seguros. Com o passar do tempo, Neff descobre que Phyllis planeja matar o seu marido e ficar com seu seguro de vida. Os dois se juntam no plano, acreditando que tudo dará certo. O filme todo é narrado por Neff em flash backs.
Neste filme, Wilder conserva as características que os tornaram tão respeitado. Suas tramas são agéis, envolventes e com ótimas atuações. Apesar do filme ter sido indicado também ao Oscar de melhor atriz para Barbara Stanwyck, a atuação de Edward G. Robinson como outro agente de seguros é brilhante. Convincente e seguro de si, o personagem chama o espectador a envolver-se junto a ele na solução do caso Dietrichson. É um noir respeitável, mas existem outros acima deste, apesar de muitos críticos não concordarem. Um exemplo é Assassinos de Robert Siodmak, um filme cheio de reviravoltas, em que o papel de mocinho e vilão se confudem a todo momento.
Pacto de Sangue é um filme muito importante para o cinema. Seja pela consagração definitiva de Billy Wilder como um grande cineasta, seja pela classificação deste filme do maior noir de todos os tempos.